sexta-feira, 6 de março de 2009

Artigo 00010 - Vamos Aprender com os Gansos???

Prezados Leitores e Amigos,

Data: 05/03/2009 (décimo dia do regime)

Nota do dia: 10,0

Hoje foi 10 por que além da tradicional caminhada (atualmente estou caminhando uma hora, o que dá cerca de 6 Km na esteira), me mantive absolutamente na linha em relação a alimentação. Eu não seria honesto se dissesse que não dá fome as vezes e que não dá uma vontade irressistível de atacar a geladeira?? A questão toda é que posso ser maior e mais forte do que isso, posso resistir a minha gula e seguir em frente.

Uma estratégia que tenho utilizado é a de sempre ter frutas em casa e um alimento pronto, bem leve, na geladeira. Quando dá um vontade louco de comer um docê ou uma guloseima qualquer eu tento resistir. Se não tiver jeito, eu como uma fruta. Pronto, esta estratégia funciona em mais de 90% das vezes. Eu não preciso ser perfeito, apenas preciso me manter na linha a maior parte do tempo. É basicamente isso, uma equação matemática.

A seguir uma mensagem que gostaria de compartilhar com vocês:



Cinco lições com os gansos

Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando numa formação em V, o bando inteiro tem um desempenho muito superior ao de uma ave que voa sozinha.
  • Lição nº 1: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de comunidade podem atingir seus objetivos mais facilmente.
Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência do ar por tentar voar sozinho. Rapidamente, volta para a formação, aproveitando o vácuo deixado pela ave imediatamente à sua frente.
  • Lição nº 2: Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos em formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar ajuda, assim como oferecer nossa ajuda aos outros.
Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação, e outro ganso assume o lugar, voando para a posição da frente.
  • Lição nº 3: É preciso revezar nas tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são interdependentes.
Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar os da frente e aumentar a velocidade.
  • Lição nº 4: Precisamos nos assegurar de que o nosso discurso seja encorajador para que a nossa equipe aumente o seu desempenho.
Quando um ganso fica doente, fraco ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Acompanham-no até que ele esteja apto para voar ou até ele morrer. Só assim eles voltam à formação.
  • Lição nº 5: Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado das outras pessoas nos momentos difíceis.

Atenciosamente,

Júlio Battisti, MCP, MCP+I, MCSE NT 4, MCSE 2000, MCDBA, MCSD, MCSA e MVP

0-xx-(51) 3717-3796 - Santa Cruz do Sul - RS

0-xx-(55) 9957-2041 - Santa Maria - RS

www.juliobattisti.com.br

www.certificacoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário