domingo, 15 de março de 2009

Artigo 00020 - Um Domingo Calmo...

Prezados Leitores e Amigos,

Data: 15/03/2009 (vigésimo dia do regime)

Nota do dia: 10,0

Um típico Domingo preguiçoso. Levantei tarde (10:30), atendi alguns e-mails e pedidos do site, depois fui preparar o fogo e espetar a carne para o churrasco do comingo. O que?? Churrasco em pleno regime?? Claro que sim. Não tem nenhum problema. Para começar foram somente dois pedaços pequenos de carne, muita salada de tomate com cebola e uma taça pequena de vinho tinto seco. Pronto, um almoço com poucas calorias e bem saboroso. A grande questão não é isso pode, isso não pode, mas sim a quantidade e a freqüência com que você come alimentos calóricos. Como um churrasco bem saboroso, na quantidade correta. Agora se ao invés de salada de tomate e cebola eu tivesse comigo algumas conchas de maionese e vários pedaços de carne, a coisa seria bem diferente. Felizmente, me mantive na linha.

Tarde também típica de domingo. Dormindo um pouco, acordava, lia um pouco, depois jogo do Grêmio na TV, atender alguns emails, imprimir pedidos, etc. Tudo dentro da normalidade. E o importante é que fiz o lanche da tarde, cafe e janta, tudo dentro do prescrito, sem nenhum exagero. Sei que será difícil me manter 100% como estou fazendo, durante muito tempo. Mas o importante é manter a força de vontade, reeducar meus hábitos e fazer a coisa certa na maioria das vezes. Pequenos deslizes irão acontecer, com certeza. Não devo ficar me culpando em relação a isso. Tão importante quanto reconhecer os méritos de um grande dia para o regime é saber perdoar a si mesmo naqueles dias em que as coisas não foram das melhores. Aliás, a mensagem de hoje é sobre perdão e ressentimentos. Boa leitura.

A seguir uma mensagem que gostaria de compartilhar com vocês:


Ressentimentos

Sim, você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente, daquela namorada, do professor, da sua esposa, dos seus pais, dos seus filhos, dos vizinhos, do seu chefe, dos seus colegas... Você tem toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu. Mas sentir tais coisas só tem lógica se for naquele momento. Nunca mais.

Se você está, ainda hoje, sentindo essa decepção, essa tristeza, essa mágoa com outra pessoa, então você está ressentido, ou ressentida, com ela. Veja com atenção o significado da palavra ressentimento: RE-SENTIMENTO. Sentir novamente.

Sentir infinitamente, para alguns. Qual a razão de usar sua mente para sentir novamente coisas ruins, fragilidades e decepções? Não me refiro a nenhum princípio religioso, espiritual ou moral, somente uma razão prática: sentir coisas ruins novamente não tem absolutamente nenhuma função, exceto prender você ao passado e tornar você uma eterna vítima de alguém que nem mesmo está tentando prejudicar você mais. Ao guardar qualquer ressentimento você está se acorrentando a alguém que lhe fez mal, mesmo que essa pessoa não queira mais isso. Você está re-sentindo a dor que só existe em sua memória. Repita comigo: nunca mais.

A outra pessoa, por pior que tenha sido, não será prejudicada por seu ressentimento. Mas você será. Você desperdiçará momentos únicos das suas vinte e quatro horas para pegar o punhal que alguém usou contra você há semanas, meses, anos ou décadas atrás e, acredite ou não, você mesmo estará se apunhalando dia após dia, com seu re-sentimento. Nunca mais.

Se o problema tiver sido com um cliente, ficar ressentido não ajudará sua próxima venda. Se tiver sido com a ex-namorada, ficar ressentido não tornará você atraente para a próxima, e talvez definitiva. Se tiver sido com seu marido, ficar ressentida não ajudará comunicar-se e corrigir a situação. Se tiver sido com... qualquer pessoa, ficar ressentido não ajudará você. Pode até ajudar ela a se livrar de você. Se o caso for tão grave que tenha que ser resolvido em tribunais, deixe advogados cuidando disso e se concentre em sua vida e sua felicidade. Não caia na armadilha do ressentimento. Nunca mais.

Viva o momento que estiver vivendo. Há momentos de tristezas, decepções, erros, partidas, traições ou simplesmente azar. Chore, reclame, brigue e viva o momento que tiver que viver. Mas, quando o momento passar, viva o momento seguinte, sem ficar com os grilhões do passado prendendo sua existência até sua morte. Esqueça as coisas ruins do passado. Ele não existe mais. Nunca mais.

Isso inclui os ressentimentos contra aquela pessoa que você encontra no espelho. O que ela tiver feito de errado, ontem ou há 30 anos, deve ser deixado de lado. Não sinta ressentimento quanto aos erros dessa pessoa. Nunca mais.

E, se mesmo com toda a lógica do mundo, você ainda estiver "sentindo re-sentimento" e mágoa de alguém, lembre-se do que disse William Shakespeare: Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.

PARA REFLETIR:
  • Não é a atitude de outras pessoas que deve definir como você irá se comportar. Se você quiser ser sempre educado, polido, pode sê-lo, em qualquer situação. Quando você faz isso, o poder de decidir como agir e como sentir-se está com você e a isso eu chamo de LIBERDADE. Quanto é o ato dos outros que define como você irá reagir, você está na base da ação/reação (é como o seu cão que, por mais amigo seu que seja, rosna para você, quando você tenta tirar um osso da boca dele). Quando você está na base da ação e reação você transferio o controle para os outros. A isso eu chamo de ESCRAVIDÃO.
    asdf
  • O Passado Passou. As mágoas do passado não irão construir a felicidade do futuro. Se a sua vida não está dando certo é só fazer um teste bem simples. Quantos dos teus pensamentos diários são sobre coisas do passado?? Quanto são sobre coisas do futuro?? Se você passa a maior parte do tempo pensando sobre o passado, que tempo sobre para você planejar e construir um futuro melhor??
    asdf
  • Nada é mais nobre do que a liberdade de decidir, do que a capacidade de conduzir a sua vida de acordo com seu livre arbítrio. Abrir mão disso é o mesmo que abrir mão de viver plenamente, de ser feliz.
Atenciosamente,

Júlio Battisti, MCP, MCP+I, MCSE NT 4, MCSE 2000, MCDBA, MCSD, MCSA e MVP

0-xx-(51) 3717-3796 - Santa Cruz do Sul - RS

0-xx-(55) 9957-2041 - Santa Maria - RS

www.juliobattisti.com.br
www.certificacoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário